O VERÃO E A MEDICINA CHINESA


O Verão é tempo de alegria. Na Natureza a energia está na sua máxima expansão (hiper yang). O Verão é um bom momento para a actividade, a expansão, o movimento e a comunicação.

Esta é a altura do ano em que o Coração prevalece, segundo a Medicina Chinesa. O Intestino Delgado também está associado.
O Coração é considerado o rei, pois controla todos os órgãos, alberga o espírito (Shen) e controla as emoções.
A cor desta estação é o vermelho, e o Fogo o seu elemento. Daí ser equilibrante estar próximo da água nesta estação.

O elemento fogo, é simbolizado pelo sol que nos dá vida, energia e calor. Representa a alegria, o gozo, o entusiasmo, o desejo, a abertura do coração, o amor, a “clareza mental” (Shen), a força e a energia que são necessárias para que toda a acção se desenvolva e chegue à sua plenitude.

O excesso do elemento Fogo fogo leva à hiper-excitação, a ambição desmesurada, ao nervosismo, ao stress, insatisfação e ansiedade que gera o querer sempre mais e mais.

Por outro lado, se faltar o elemento Fogo há apatia, desinteresse, falta de motivação e cordialidade, depressão e, em caso extremo, morte.

A nível da nutrição, no Verão devemos priveligiar alimentos neutros, frescos e sabor amargo, com moderação. Aqui incluímos verduras como a rúcola, alface, endívia e o agrião. Leguminosas (em menor quantidade) como o feijão moong, o feijão verde e lentilhas. Frutas, incluindo a melancia, cerejas, alperce, melão, figos, morangos, pêssegos e tomates. Deve-se cozinhar os alimentos apenas ligeiramente – escaldados, salteados, e comer bastantes crus.

Aproveite o Verão na sua plenitude, e cuide do seu equilíbrio e saúde.

E conte com a Sampad para continuar a melhorar a sua vida!


                                      

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *