Sofre de Dores Menstruais? A Acupunctura pode ajudar


Se sofre de Dores Menstruais, ou conhece alguém que a tem, gostará de saber…

A dismenorreia, ou menstruação dolorosa, pode ocorrer antes, durante, ou após a menstruação. Esta dor pode-se localizar no abdómen inferior, na região sacral, e por vezes estender-se às pernas. Em casos severos, pode ainda haver náuseas, vómitos e até desmaios. Estando familiarizada com esta situação, conhecerá muito bem os sintomas.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, os canais responsáveis pela fisiologia da menstruação são o Fígado, o Chong Mai e o Ren Mai. Para que ocorra uma menstruação normal, o sangue deve ser abundante e com um movimento adequado, que precisa do livre fluir do Qi do Fígado  e do Qi do Chong Mai.

Em cada ciclo menstrual podem ser identificadas quatro fases. Durante a fase pré-menstrual o Yang eleva-se e o Qi do Fígado move-se, preparando a movimentação do sangue durante a menstruação. Logo, uma dinamização correcta do Qi e Sangue do Fígado são essenciais para uma menstruação indolor. A estagnação é portanto o factor de maior relevância nesta patologia.

 

Qual a eficácia da acupunctura na Dismenorreia?

Inúmeros ensaios clínicos foram já realizados neste sentido. Vamo-nos remeter à investigação que foi realizada no Hospital afiliado da Faculdade de Medicina e Farmácia de Hubei, envolvendo um teste com 90 pacientes com dismenorreia primária.

Chegou-se à conclusão que a Acupunctura em combinação com Moxabustão e Fitoterapia tem maior sucesso na redução da dor menstrual que o ibuprofeno. Estes resultados foram publicados num ensaio com pacientes que sofriam de Dismenorreia primária. Foram ainda feitas alterações alimentares em ambos os grupos: aconselhou-se o maior consumo de vegetais e frutos frescos, e desaconselhou-se o consumo de comidas congeladas, frias e muito picantes.

Os resultados da amostra que fez tratamento de longo termo com Acupunctura e Medicina Oriental foi significativamente superior à que tomou ibuprofeno. A Acupunctura, com Fitoterapia e Moxabustão podem efectivamente ajudar no tratamento da dor Menstrual.

 

Fontes:

http://www.healthcmi.com/Acupuncture-Continuing-Education-News/1317-acupuncture-herbs-best-drugs-for-menstrual-pain-and-cramps

Maciocia, Giovani – Obstetrics and Gynecology inChinese Medicine, Churchill Livingstone elsevier, 2nd ed.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.