Prepare-se para o Outono


O OUTONO

Esta é a época do ano em que os dias ficam gradualmente mais pequenos, as folhas mudam de cor, presenteando-nos de beleza antes de caírem. A temperatura arrefece, há um abrandamento geral, aumento de introspecção e um recolhimento tanto físico como mental. A energia Yang dá lugar ao crescimento do Yin.

Na Medicina Chinesa, o Outono é a estação do elemento Metal.  Este é o símbolo de pureza e transparência. Confere coerência, seriedade, disciplina, controlo, estabelecimento de limites. Quando este elemento está em desarmonia, pode-se manifestar tristeza (emoção característica deste elemento) e melancolia, ou um certo pessimismo e depressão.

Os órgãos relacionados com o elemento metal são os Pulmões e o Intestino Grosso, que reflectem a natureza desta estação: o deixar ir. O Outono é a melhor época do ano para libertar qualquer apego que nos esteja a prender ao passado, criando assim espaço para que novas experiências cheguem, com crescimento e aprendizagens. O clima ligado ao Metal é a secura, enquanto que a área do corpo associada é o nariz.

PULMÕES e INTESTINO GROSSO

Os Pulmões e Intestino Grosso (IG) são ambos órgãos de absorção e eliminação. Os Pulmões são responsáveis por levar oxigénio ao corpo e exalar dióxido de carbono. Já IG está encarregue pela absorção de nutrientes, e pela eliminação dos produtos de desperdício da digestão.

Assim, Pulmões com Qi deficiente tornam-nos mais susceptíveis a constipações, ou à defesa contra agentes patogénicos externos. Os Pulmões também regulam o metabolismo dos líquidos orgânicos no corpo. Logo, um Qi do Pulmão fraco pode causar pele seca no Outono.

A MTC atribui ao Intestino Grosso a função de distinguir entre os elementos inofensivos ou prejudiciais, e entre os nutrientes de que o corpo necessita ou quer eliminar. Variadas patologias reflectem problemas na função deste órgão: síndrome do cólon irritável, obstipação, flatulência, dor abdominal, entre outros.

Em acção sinérgica, o corpo precisa de ser purificado de materiais tóxicos pelo Intestino Grosso, para receber energia mais energia mais refinada, trazida pelo seu parceiro, o Pulmão.

DICAS PARA ENTRAR E VIVER NO OUTONO DE FORMA SAUDÁVEL

 

Regra dos 3 Qs: Quente, quente, quente. Vista-se com roupa mais quente. Coma comida quente. Beba muita água (de preferência aquecida, claro). Mantenha-se protegido e nutra o Qi dos seus Pulmões e Intestino Grosso.

  1. Agasalhe-se e cubra o pescoço. Use um lenço. A nuca é um local particularmente vulnerável à invasão de vento e frio. Os chineses chamam a vento o Mestre de 100 doenças. Mais vale prevenir que remediar.
  2. Comida quente. Literalmente significa aquecer os alimentos antes de os comer. Deixe as saladas e os gaspachos, ou bebidas frias. Tenha sempre preferência por alimentos sazonais. A Natureza sabe o que faz, e o nosso corpo digere melhor os alimentos da época e da nossa área geográfica. Aprofundaremos o tema da alimentação no próximo artigo.
  3. Beba água, de preferência morna. O Outono é a estação da secura, e manter-se hidratado irá ajudar os Pulmões e Intestino Grosso a uma actividade optimizada. Respire fundo. Parece muito simples, mas a maioria de nós não o faz, o que afecta aspectos como a memória, os níveis energéticos e o sistema imunitário. Ao respirarmos fundo, damos um maior aporte de oxigénio às nossas células e cérebro, necessário para os processos vitais.

Exercício de respiração: inspire através do nariz, empurrando o ar para o abdómen o mais possível. Com os Pulmões completamente cheios, retenha a respiração durante 5 segundos. Expire pela boca. Repita este exercício 3 vezes, 3 vezes ao dia.

  1. Liberte-se. Dores e ressentimentos antigos poderão vir ao de cima. Claro que é aconselhado libertarmo-nos sempre de pesos emocionais, porém no Outono é particularmente relevante, quando a energia do Pulmão está no pico. Tal como as árvores libertam as suas folhas, assim devemos nós libertar tudo o que nos pesa, conservando a nossa energia no Inverno, e criando espaço para o renascimento da Primavera.

Exercício de libertação emocional: escreva os seus sentimentos negativos num papel, num processo de consciencialização, e depois queime o papel, com a intenção de eliminar essas emoções de si.

  1. Reorganize, limpe de doe. O Outono é o momento perfeito para fazer o stock das coisas na nossa vida e remover o excesso.

Sugestões: Vá ao seu armário, retire tudo o que não usa há muito tempo, e doe para caridade. Organize o seu computador, apagando tudo o que já não for necessário. Estas actividades podem ser muito libertadoras, e em harmonia com esta estação do ano.

  1. Visite o seu acupunctor. Prepare-se para os meses frios, fortalecendo o seu sistema imunitário e tratando ou prevenindo as suas alergias.

 

“Quanto mais vejo na vida, mais entendo que apenas através de comunhão com a natureza, podemos beneficiar das suas riquezas e significados.” ~Cyril Connolly

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *