Método de emagrecimento – Medicina Tradicional Chinesa


Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), utiliza-se um critério de emagrecimento bastante próprio.

Geralmente, a maioria das pessoas que quer emagrecer, está muito focada na perda de massa gorda, não tendo a compreensão generalizada de como o seu corpo funciona. Segundo a MTC é fulcral a realização de um diagnóstico geral e individualizado para cada caso, com intuito de detectar quais os órgãos que estão em desequilíbrio.

Ao identificar o padrão interno e órgãos em desarmonia, é realizada uma estratégia de tratamento, para reequilibrar e fortalecer os mesmos. Habitualmente, os órgãos mais afectados em quadros de excesso de peso ou obesidade são o Fígado, Baço-Pâncreas, Rim e Intestinos. O seu mau funcionamento interfere no processamento da gordura e dos líquidos, dificultando o processo da perda de peso.

 

Recursos de tratamento:

Numa fase inicial, é essencial com a ajuda da alimentação e extractos de plantas, uma desintoxicação do corpo. São eliminados os metais pesados, e é realizada uma desintoxicação do fígado. Este órgão tem um papel fundamental no processo digestivo, através da libertação de bílis, auxiliando por sua vez no processamento de gordura. Também é responsável pela remoção geral de toxinas no corpo, regulação da glucose, colesterol no sangue, e ajuda a dissolver minerais e vitaminas, entre outras funções importantes.

 

Dietética: É efectuado um plano alimentar direccionado para cada paciente com base na teoria da Medicina Chinesa, dando resposta às necessidades individuais específicas.

 

Fitoterapia: Poderá ser indicada após a primeira consulta. Geralmente são prescritas fórmulas fitoterápicas, umas inibidoras de apetite e outras com acção drenante e no metabolismo, bem como as plantas que tonificam e harmonizam os órgãos mais debilitados.

 

Acupunctura: Contribui para o sucesso do tratamento através da regulação de alguns pontos específicos: compulsão alimentar, stress, ansiedade, regulação da parte intestinal e da qualidade do sono.Estas condições quando equilibradas, facilitam todo o processo de emagrecimento.

 

Electro-estimulação: pode ser aplicada com eléctrodos não invasivos ou com agulhas, geralmente num tratamento inclui as duas formas. Pode ter resultados visíveis logo após as primeiras duas sessões. É um método bastante eficaz para a drenagem da gordura localizada e redução do volume nas áreas onde o paciente sente mais desconforto.

 

Auriculo-terapia: São escolhidos pontos específicos consoante as necessidades de cada indivíduo. São normalmente usados em áreas que actuam sobre o apetite e a ansiedade.

 

Conheça também os Tratamentos de Estética disponíveis para si na Sampad. Mais informação.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.