Como conseguir um Ventre Liso, e um Corpinho de Verão. Parte 1


Como conseguir um Ventre Liso, e um Corpinho de Verão

Este é o primeiro artigo, de uma série acerca de como conseguir um ventre liso e o peso ideal.

A prática de uma alimentação saudável e de exercício físico regular são essenciais para o emagrecimento, e obtenção daquela barriga que desejamos. Mas e se nada funciona?

Sabia que o Stress engorda?

A mensagem é clara: Mantenha-se calmo. A sua saúde e silhueta vão agradecer.

A gordura abdominal está associada aos níveis de cortisol – a hormona de stress, assim como à resistência à insulina.

Quando o nosso corpo perceciona motivos de stress, sinaliza às glândulas suprarrenais a produção de adrenalina. Esta hormona prepara o corpo para lutar ou para fugir de um ataque. Uma vez que a sobrevivência  se torna o objectivo, o corpo retira o sangue de processos como a digestão, enviando-o para os músculos. Para além disso, usa a glucose como combustível, em vez da gordura corporal.

No dias que correm, o stress existente nas nossas vidas é, com maior frequência, devido a prazos, acumulação de e-mails, preocupações relacionais ou financeiras. Este tipo de factores de stress não tendem a desaparecer rapidamente. Pelo que se não contrariarmos esta tendência, o corpo pode produzir continuamente adrenalina.

Com o output prolongado de adrenalina, é gerada inflamação. Pelo que, quando se torna de longo termo, o corpo começa a produzir cortisol, que entre outras coisas, tem uma função anti-inflamatória. Começa também a aceder aos músculos para a obtenção de energia. A redução de massa muscular contribui para a diminuição do metabolismo. Para além disso, o cortisol sinaliza ao corpo que há falta de comida, logo que este deve armazenar gordura em vez de a queimar.

Para o comum dos mortais, sem conhecimento deste processo interno, vemos a barriga a crescer e pensamos: “ Vou fazer dieta.” Ou “Preciso de treinar mais”. Porém, ambas as coisas tendem a continuar a produção de cortisol, pois a redução no consumo de alimentos confirma ao corpo de que o stock em alimentos está baixo, e exercício intenso pode adicionar stress.

Como emagrecer calmamente

Uma das melhores formas de resolvermos este padrão de armazenamento de gordura, é travar da produção da hormona de stress. Cultivar um estado de calma, através de práticas como Yoga, Meditação, Trabalho de respiração. Cortar o consumo de cafeína (que promove a produção de adrenalina).

A Acupunctura, Fitoterapia e Restruturação alimentar são também factores chave para atingir um estado de equilíbrio. Nós podemos ajudar.

Assim que o nosso corpo começa a compreender que não há qualquer perigo imediato, abrandará, ou cessará, os outputs da hormona de stress. Permitindo então o uso da gordura corporal como fonte de energia, e cessando o armazenamento da gordura no corpo como uma prioridade.

Assegurar horas de sono adequadas irá também contribuir para esse processo.

 

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Fonte:

Libby, Weaver – Rushing Woman’s Syndrome, the impact of a never-ending to-do list and how to stay healthy in today’s busy world, 2011

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