O que comer no Outono?


Outono e Alimentação. O que comer no Outono?

O Outono e a Alimentação

Sabia que cada estação do ano pede alimentos diferentes?

Nesta estação do ano, a reflexão interior tem um espaço privilegiado. É o momento de escutar as necessidades do corpo e da alma.

A temperatura começa a arrefecer. É necessário reforçar o corpo, preparando para o rigor do Inverno. De modo a manter a homeostasia do corpo,  neste período devem-se comer menos alimentos frios, como saladas e comida crua. Bebidas frias e frutas de Verão como melões e melancias também são de evitar. Estes alimentos abrandam o sistema digestivo e aumentam a propensão a manifestação de sintomas associados ao vento e ao frio.

Nutrir o corpo e reforçar o sistema digestivo

É conveniente nutrir o corpo e reforçar o sistema digestivo (SD). Privilegiar alimentos de natureza morna ou quente, e tempos de preparação mais longos.  As sopas, os guisados, estufados e pratos do género, são algumas das formas de predilecção.

Pretende-se a tonificação do SD, dando-se mais ênfase a alimentos doces e de cor amarela, como por ex. a abóbora, cenoura e batata doce. As castanhas, e o millet são também muito nutritivos. Esta é também a época das nozes, que quando assadas, ou cozinhadas, são mais fáceis de digerir.

Uma vez que o Outono está associado com o vento e a secura, também é importante comer alimentos de natureza Yin e húmida. Para além disso, alimentos que nutrem os Pulmões são aconselhados. Como por exemplo pêras e maçãs. Frutos como os anteriormente citados e os diospiros contêm muita água, logo são benéficos para clarificar o calor do Coração e do Estômago, que poderão ter ficado remanescentes do Verão. Comida e plantas picantes também são benéficas para estimular e limpar os Pulmões.

Porém, lembre-se que cada organismo tem características e qualidades únicas, pelo que a alimentação deve ser adaptada para cada caso particular.

 

De seguida apresento uma lista de alguns alimentos de consumo aconselhado para esta estação:

  • Abóbora; Batata doce; Cenouras; Castanhas Alho;
  • Couve de bruxelas; Couve-flor; Cebola; Brócolos;
  • Gengibre fresco; Pimenta preta; Piripiri; Canela; Cardamomo; Tomilho e Salva;
  • Nozes; Amêndoas; Sementes de Girassol;
  • Cereais como o arroz, cevada, aveia e arroz glutinoso;
  • Leguminosas: feijão azuki e lentilhas; Ovos;
  • Fruta da época: pêras, maçãs, laranja, tangerina, Ameixas;
  • Lacticínios com moderação; Azeitonas; Pickles; Miso.

 

Quando a dieta está errada, o uso de medicamentos é inútil. Quando a dieta está correcta, o uso de medicamentos é desnecessário.
~ Ditado Ayurvédico

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