O que são as alergias?
Há duas estações do ano em que as alergias ganham outra dimensão nas nossas vidas: A Primavera e o Outono. Na Primavera, as árvores em florescência, flores e plantas libertam pólen, que é espalhado pelo ar através do vento. No Outono levantam-se ventos, e com eles os agentes alergéneos. O frio começa a instalar-se e é a estação de manifestação dos Pulmões. Ou seja a estação ideal para prevenir e tratar as alergias existentes.
Estes fenómenos naturais podem despoletar reacções alérgicas, também conhecida como rinite alérgica. Para além destes alérgenos naturais, outros como o pós, bolor, animais despoletam sintomas durante todo o ano. A exposição a estas substâncias pode provocar sintomas como comichão nos olhos e garganta, diarreia, congestão dos seios nasais, espirros, asma, e até diarreia.
As alergias são respostas exageradas do organismo humano após o contacto com o ambiente que nos rodeia, sendo mais frequentes quando existe uma tendência familiar, isto é, um risco genético para a sua ocorrência. Ou seja, lutamos contra algo que os não alérgicos toleram: “as alergias são um excesso de defesas”, por oposição a outras situações clínicas em que existe falta de defesas.
Fisiologicamente, o que acontece é uma libertação massiva de anticorpos IgE, que se ligam aos glóbulos brancos, conhecidos como mastócitos. Estas células encontram-se essencialmente nos Pulmões e trato respiratório superior, estômago e pele. Quando estas células são estimuladas, libertam um número de químicos, incluindo histamina, que produzem reacções alérgicas. Trata-se de uma imunidade mal dirigida, e uma resposta aprendida do sistema imunitário.
Na Europa, estas doenças afectam cronicamente mais de um terço da população e Portugal não é excepção.
As Alergias e a Medicina Tradicional Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), incluindo a Acupunctura e Fitoterapia, é um método seguro, natural e eficaz para o tratamento das alergias. Pode diminuir drasticamente as reacções alérgicas. Permite também, na maioria das pessoas, a eliminação ou redução do consumo da medicação que fazem.
Tem duas abordagens principais: tratamento na fase aguda e crónica. A primeira, é na Primavera e Outono, ou quando há exposição a agentes alergénios e reacções agudas. A segunda, é após a acalmia dos sintomas, com foco no tratamento da raiz da patologia, e no fortalecimento do sistema imunitário. O objectivo do terapeuta é desenvolver um plano de terapias que alivie os sintomas agudos, enquanto trata ao mesmo tempo a causa subjacente.
É feita uma série inicial de tratamentos, e posteriormente poderão ser feitos tratamentos pontuais, de acordo com as necessidades.
Os tratamentos incluem maioritariamente Acupunctura, moxabustão, fitoterapia, aconselhamento dietético e de estilo de vida.
Como prevenir o desencadear das crises alérgicas?
Deve-se evitar a exposição aos alergénios do ambiente interior e exterior.
Os ácaros do pó doméstico representam a principal causa de alergia na população portuguesa. Algumas medidas aconselhadas para evitar a exposição aos ácaros do pó, e a outros contaminantes tal como fungos, são:
- Manter um arejamento e ventilação adequados;
- Evitar alcatifas e carpetes. Substituir por pavimento de linóleo, mosaico ou madeira envernizada;
- Colocar coberturas anti-ácaros nos colchões e almofadas;
- Utilizar lençóis de algodão e edredão sintético;
- Lavar a roupa da cama e as cobertas plásticas com água a temperaturas superiores a 50ºC;
- Remover do quarto peluches ou objetos que acumulem pó (ex. livros);
- Usar aspirador com filtro de alta eficiência (HEPA);
- Controlar a humidade relativa em valor inferior a 50%.
Proteja-se dos alergénios do ambiente exterior.
Os pólenes são os alergénos mais importantes do ambiente exterior. Algumas medidas podem ser tomadas:
- Planear viagens de trabalho ou férias elegendo alturas do ano e locais livres dos pólenes para os quais é alérgico;
- Evitar ir para o campo durante os períodos de grande concentração de pólenes em especial no período da manhã;
- Viajar de carro com as janelas fechadas e os motociclistas devem usar capacete integral;
- Evitar o fumo do tabaco, activo e passivo.
A Medicina Chinesa poderá ajudá-lo a resolver esta patologia. As alergias são tratáveis e preveníveis.
Marque a sua consulta ou contacte-nos para qualquer questão.