O que é a celulite?
Trata-se de uma alteração do tecido subcutâneo, com um aspecto característico, normalmente designado como “casca de laranja”. Afecta o tecido conjuntivo que rodeia as células de gordura debaixo da pele, provocando alterações de circulação. Como consequência desta deficiente irrigação dos capilares e pequenos vasos, dá-se um aumento do tecido fibroso.
Quando o tecido conjuntivo fica lasso, o tecido adiposo tende a ficar saliente e provoca o aparecimento de ondulações na pele.
Outro motivo para o surgimento de celulite, pode ser a infecção bacteriana do tecido subcutâneo, geralmente por Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus, que é caracterizada por uma área eritematosa de bordos mal definidos, dolorosa e levemente inchada. Este tipo de celulite não é infecciosa e é tratada com antibiótico.
Porém, na sua vasta maioria, a celulite não é considerada uma doença, mas mais uma questão estética. Dependendo do seu grau, pode no entanto ser mais do que um problema estético. Passa a ser uma condição clínica quando apresenta níveis de dor aumentados e quando já há um comprometimento da circulação dos locais afectados.
As áreas onde surge cobre principalmente os glúteos, coxa, abdómen, nuca e braços.
O diagnóstico da celulite é dividido em 4 graus:
- Grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covas ou depressões;
- grau 1: Sem ondulações e irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covas e depressões;
- grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada;
- grau 3: Ondulações, rugosidades e covas estão presentes mesmo deitado.
Prevenção
Beba muita água entre as refeições, pratique exercício físico pelo menos 3 vezes por semana, evite café e doces. Estas são medidas que minimizarão o surgimento de celulite.
Tratamento
Os aspectos referidos na prevenção, são também úteis para o tratamento, neste caso.
Na Sampad os tratamentos anticelulíticos são feitos com recurso a um equipamento de electroestimulação de última gama. Devido às frequências e comprimento de onda específicos emitidos através de agulhas de acupunctura ou de eléctrodos não invasivos, permitem a adipólise, eliminação de celulite, tonificação e firmeza musculares.
Após esta fase, é ainda aplicado um gel à base de centelha asiática e plantas com princípios activos anti-celulíticos, de efeito frio, e realizada uma massagem anti-celulítica.