Reforce o Sistema Imunitário
Chegou um bom momento para potenciar o sistema imunitário. Seu e da sua família.
A escola recomeçou, o Outono chegou, o frio, chuva e ventos estão a bater à porta. Estamos consigo na demanda da saúde, e da prevenção das doenças. E como este é o melhor remédio, damos-lhe 9 sugestões de como melhorar o Sistema Imunitário.
1 – Seja feliz e deixe o stress de lado
Ria-se e seja feliz! O riso fortalece o sistema imunitário, bem como o seu humor. Aumenta o nível de anticorpos no sangue, bem como dos glóbulos brancos. Também aumenta o número de anticorpos no muco das vias respiratórias, que fazem a filtragem das bactérias e impurezas.
A acupunctura e a Medicina Chinesa têm resultados visíveis na redução do stress, ansiedade e depressões. Podemos ajudá-lo, caso sofra com estas desordens.
2 – Coma uma dieta rica em vegetais frescos, fruta, grãos integrais e gorduras insaturadas, como o azeite e o óleo de coco.
Uma boa alimentação é uma das chaves para uma saúde de excelência.
Os vegetais como alho e cebola nas sopas e guisados e outros pratos, são fontes de substâncias antivirais, que o ajudarão a resistir a infecções. Vegetais como cenouras e batata-doce têm beta-caroteno, com actividade anti-inflamatória, e aumento do número de linfócitos produzidos. Outros aliados são os cogumelos Shitake, que também ajudam na produção de linfócitos; um pouco de malagueta, que aquece o corpo e dispersa frio. Entre muitos outros, que nos trazem importantes nutrientes.
Aposte nos citrinos por agora. A Vitamina C, abundante nesta fruta, potencia a actividade dos fagócitos no sangue. Uma vez que o corpo não consegue armazenar Vitamina C, devemos ingeri-la todos os dias. Coma amêndoas, ajudam da recuperação de doenças virais.
3 – Evite o açúcar
Bastam 10 colheres de chá de açúcar para impedirem os glóbulos brancos da sua actividade de inactivação e extermínio das bactérias. Opte pelos adoçantes naturais como Stevia, ou mel. Evite os adoçantes como aspartamo e xilitol.
4 – Faça exercício físico com regularidade
O seu sistema imunitário responde ao exercício com a produção de mais glóbulos brancos. Quanto mais frequentemente se exercitar, mais estáveis são os resultados. Estudos mostram que quem faz actividade física regular tem uma muito menor propensão a constipações e dores de garganta.
5 – Mantenha um peso saudável
Os benefícios de ter um peso adequado são vários: níveis controlados de tensão arterial, colesterol e açúcar no sangue, melhorias no sono. Reduz ainda o risco de dores de coluna e doenças osteo-articulares e assegura o bom funcionamento dos órgãos e vísceras do corpo, bem como do sistema imunitário.
Caso queira perder peso, poderemos ajudá-lo.
6 – Tire tempo para o seu sono de beleza
Enquanto dorme, o corpo tem a possibilidade de se regenerar, assegurando que todas as funções estarão no seu melhor. Dormir um número de horas suficientes, entre 7 a 8h, dependendo do caso, é essencial. Como diz o ditado, no meio está a virtude. Se dormir demais ou de menos, irá prejudicar o sistema imunitário.
Não consegue dormir? A acupunctura poderá ser a solução para si.
7 – Mantenha-se bem aquecido
A nossa mãe tinha razão, quando nos aconselhava a não apanhar frio, e a não ir com o cabelo molhado para a rua. Num estudo realizado, 90 pessoas mantiveram os seus pés durante 20 minutos em água fria e o mesmo número de pessoas colocaram os pés num contentor vazio. 5 dias depois, 20% das pessoas que tinham mergulhados os pés em água fria, desenvolveram constipações.
Ter os pés e mãos quentes, e zonas estratégicas como o pescoço e a região lombar agasalhadas, irão fazer uma significativa diferença.
8 – Conheça as plantas que trabalham para o fortaceler
Equinácia – Previne e trata infecções do tracto respiratório superior e constipações.
Gengibre – inibe a inflamação. Diaforético, expulsa os factores patogénicos do corpo.
Alho – tem propriedades anti-microbianas, cardiovasculares e anti-neoplásicas.
Ganoderma, ou Reishi – Estes cogumelos estimulam a produção de células T e linfócitos, protegendo o corpo de infecções. Aumenta o número de substâncias que fortalecem a resposta imunitária. Para além disso promovem o sono e reduzem o stress, através da supressão da hormona estimulante adrenalina.
.
9 – Não fume
Actualmente está mais do que comprovado que todo o organismo é afectado pelas substâncias químicas contidas no tabaco, bem como as produzidas com o aquecimento. Na Medicina Chinesa, os Pulmões são o órgão associado à primeira linda de defesa do corpo, e à energia defensiva. O tabaco debilita directamente este órgão, assim como todas as estruturas do corpo, desde a pele, coração e sistema vascular, estômago, cérebro, entre outros.
Caso ainda fume, nós podemos ajudá-lo a deixar de fumar.
Fontes:
http://www.fpcardiologia.pt/pela-sua-saude-cuide-de-si/peso-adequado/
https://www.naturalnews.com/035530_immune_system_herbs_spices.html
https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system
Livro: Health secrets: the best remedies from around the world