9 modos de fortalecer o Sistema Imunitário


Reforce o Sistema Imunitário

 

Chegou um bom momento para potenciar o sistema imunitário. Seu e da sua família.

A escola recomeçou, o Outono chegou, o frio, chuva e ventos estão a bater à porta. Estamos consigo na demanda da saúde, e da prevenção das doenças.  E como este é o melhor remédio, damos-lhe 9 sugestões de como melhorar o Sistema Imunitário.

 

1 – Seja feliz e deixe o stress de lado

Ria-se e seja feliz! O riso fortalece o sistema imunitário, bem como o seu humor. Aumenta o nível de anticorpos no sangue, bem como dos glóbulos brancos. Também aumenta o número de anticorpos no muco das vias respiratórias, que fazem a filtragem das bactérias e impurezas.

 A acupunctura e a Medicina Chinesa têm resultados visíveis na redução do stress, ansiedade e depressões. Podemos ajudá-lo, caso sofra com estas desordens.

 

 

2 – Coma uma dieta rica em vegetais frescos, fruta, grãos integrais  e gorduras insaturadas, como o azeite e o óleo de coco.

Uma boa alimentação é uma das chaves para uma saúde de excelência.

Os vegetais como alho e cebola nas sopas e guisados e outros pratos, são fontes de substâncias antivirais, que o ajudarão a resistir a infecções. Vegetais como cenouras e batata-doce têm beta-caroteno, com actividade anti-inflamatória, e aumento do número de linfócitos produzidos. Outros aliados são os cogumelos Shitake, que também ajudam na produção de linfócitos; um pouco de malagueta, que aquece o corpo e dispersa frio. Entre muitos outros, que nos trazem importantes nutrientes.

Aposte nos citrinos por agora. A Vitamina C, abundante nesta fruta, potencia a actividade dos fagócitos no sangue. Uma vez que o corpo não consegue armazenar Vitamina C, devemos ingeri-la todos os dias. Coma amêndoas, ajudam da recuperação de doenças virais.

 

3 – Evite o açúcar

Bastam 10 colheres de chá de açúcar para impedirem  os glóbulos brancos da sua actividade de inactivação e extermínio das bactérias. Opte pelos adoçantes naturais como Stevia, ou mel. Evite os adoçantes como aspartamo e xilitol.

 

4 – Faça exercício físico com regularidade

O seu sistema imunitário responde ao exercício com a produção de mais glóbulos brancos. Quanto mais frequentemente se exercitar, mais estáveis são os resultados. Estudos mostram que quem faz actividade física regular tem uma muito menor propensão a constipações e dores de garganta.

 

5 – Mantenha um peso saudável

Os benefícios de ter um peso adequado são vários: níveis controlados de tensão arterial, colesterol e açúcar no sangue, melhorias no sono. Reduz ainda o risco de dores de coluna e doenças osteo-articulares e assegura o bom funcionamento dos órgãos e vísceras do corpo, bem como do sistema imunitário.

Caso queira perder peso, poderemos ajudá-lo.

 

6 – Tire tempo para o seu sono de beleza

Enquanto dorme, o corpo tem a possibilidade de se regenerar, assegurando que todas as funções estarão no seu melhor. Dormir um número de horas suficientes, entre 7 a 8h, dependendo do caso, é essencial. Como diz o ditado, no meio está a virtude. Se dormir demais ou de menos, irá prejudicar o sistema imunitário.

Não consegue dormir? A acupunctura poderá ser a solução para si.

 

7 – Mantenha-se bem aquecido

A nossa mãe tinha razão, quando nos aconselhava a não apanhar frio, e a não ir com o cabelo molhado para a rua. Num estudo realizado, 90 pessoas mantiveram os seus pés durante 20 minutos em água fria e o mesmo número de pessoas colocaram os pés num contentor vazio. 5 dias depois, 20% das pessoas que tinham mergulhados os pés em água fria, desenvolveram constipações.

Ter os pés e mãos quentes, e zonas estratégicas como o pescoço e a região lombar agasalhadas, irão fazer uma significativa diferença.

 

8 – Conheça as plantas que trabalham para o fortaceler

 Equinácia – Previne e trata infecções do tracto respiratório superior e constipações.

Gengibre – inibe a inflamação. Diaforético, expulsa os factores patogénicos do corpo.

Alho – tem propriedades anti-microbianas, cardiovasculares e anti-neoplásicas.

Ganoderma, ou Reishi – Estes cogumelos estimulam a produção de células T e linfócitos, protegendo o corpo de infecções. Aumenta o número de substâncias que fortalecem a resposta imunitária. Para além disso promovem o sono e reduzem o stress, através da supressão da hormona estimulante adrenalina.

.

9 – Não fume

 Actualmente está mais do que comprovado que todo o organismo é afectado pelas substâncias químicas contidas no tabaco, bem como as produzidas com o aquecimento. Na Medicina Chinesa, os Pulmões são o órgão associado à primeira linda de defesa do corpo, e à energia defensiva. O tabaco debilita directamente este órgão, assim como todas as estruturas do corpo, desde a pele, coração e sistema vascular, estômago, cérebro, entre outros.

Caso ainda fume, nós podemos ajudá-lo a deixar de fumar.

 

 

Fontes:

http://www.fpcardiologia.pt/pela-sua-saude-cuide-de-si/peso-adequado/

https://www.naturalnews.com/035530_immune_system_herbs_spices.html

https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system

Livro: Health secrets: the best remedies from around the world

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *