5 Motivos para fazer Acupunctura


1. Sono;

Na Medicina Tradicional Chinesa avaliam-se quer os factores externos (clima, alimentação, hábitos e estilos de vida), quer os factores internos (foro psíquico, mental e emocional), para chegar a uma conclusão de diagnóstico e princípios de tratamento.

 Estes factores influenciam directamente o nosso estado fisiológico e energético, podendo agredir as funções normais dos órgãos e das vísceras (Zang Fu), comprometendo a circulação de sangue (Xue) e energia (Qi) nos meridianos, ou canais, onde estão localizados pontos específicos de acupunctura.

Nas perturbações do sono, os pontos de acupunctura escolhidos têm acção directa sobre o sistema nervoso autónomo. Ao serem devidamente estimulados, permitem a libertação de neurotransmissores como a gaba e serotonina, e agem directamente sobre a mente. Obtém-se assim a sensação de bem-estar e serenidade que contribuem para a melhoria da qualidade do sono.

 

2. Problemas digestivos;

 

Tendo em conta que existem pontos de acupunctura com acções específicas ligadas directamente aos órgãos e vísceras, quando são devidamente escolhidos e estimulados, no caso dos problemas digestivos, têm acção directa antiespasmódica, harmonizadora e analgésica do estômago e intestinos, com eficácia no tratamento de dores de estômago, digestões lentas, dilatação abdominal, gases e cólicas intestinais.

 

3. Stress;

Após um diagnóstico diferencial para verificar as causas do stress, são escolhidos pontos específicos para actuar ao nível da mente, designada por Shen na medicina tradicional chinesa. Os pontos são estimulados de forma a activar várias partes do cérebro, promovendo a libertação de vários neuro-moduladores: endorfinas, dopamina, gaba e serotonina, contribuindo para a sensação de relaxamento e bem-estar, através da regulação do sistema nervoso autónomo.

 

4. Dor aguda e crónica;

A Acupunctura tem a capacidade de utilizar pontos locais e distais para dispersar e eliminar a dor, através da desobstrução do QI e Xue na zona dolorosa, e ao longo da área ou meridiano relacionado. Com a estimulação, é enviada uma mensagem ao cérebro que acciona a libertação de endorfinas no sangue, promovendo o relaxamento muscular, o efeito analgésico e anti-inflamatório.

 

5. Alergias

Após a verificação do desequilíbrio, e quais os órgãos mais debilitados, o tratamento é feito preventivamente, usando pontos para fortalecer o sistema imunitário, ou sistema defensivo, designado na medicina tradicional chinesa como Wei Qi, sendo também eficaz no alivio da sintomatologia quando a alergia está activa. Caso a alergia se encontre em modo activo, o tratamento visa a eliminação da sintomatologia presente, e simultaneamente a raiz do problema, logo a prevenção.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.