Dois acupontos para tratamento da infertilidade, perspectiva da Medicina Chinesa


A Infertilidade e a Medicina Chinesa

 

O que é?

A infertilidade é uma condição de incapacidade biológica, temporária ou permanente, de concepção, masculina ou feminina. Ou no caso exclusivo das mulheres, que não conseguem levar uma gravidez até ao final.

Esta condição é determinada após um ano de relações sexuais não protegidas, ou após seis meses para mulheres acima dos 35 anos.

A infertilidade é um quadro que pode ser revertido. Já a esterilidade é caracterizada pela incapacidade total de ter filhos.

Embora não existam estatísticas específicas para Portugal, vários estudos referem que nos países ocidentais a infertilidade afecta um em cada sete casais em idade reprodutiva, correspondendo a cerca de 14% da população.

 

Qual a etiologia?

São vários os factores do que podem estar na base desta condição: Factores hereditários, excesso de trabalho, excesso de exercício físico, dieta irregular – consumo excessivo de comida e bebida fria a gelada, gorduras saturadas e lacticínios; stress.

Segundo a Medicina Chinesa, a esterilidade pode ser causada por vários quadros internos, que deverão ser regularizados:

  • Quadros de debilidade: neste caso substâncias basais, tais como o Sangue ou a Essência, estão em falta, manifestando-se em deficiência de Sangue ou do Yin e/ou Yang do Rim. Para que a fertilização ocorra, os aspectos Yin e Yang do Rim devem estar em perfeito equilíbrio.
  • Quadros de excesso, em que o útero e os canais associados estão obstruídos: pode incluir a retenção de frio no útero, ou de humidade, uma circulação deficiente do sangue, à que a MTC designa por Estase de Sangue, ou a Estagnação de Qi.

 

Independentemente da origem, na infertilidade há dois meridianos que estão sempre envolvidos: O Vaso de Concepção, ou Ren Mai e o Vaso Penetrador, ou Chong Mai.

A regulação destes canais, e o tratamento dos quadros clínicos individuais, é feito com recurso à Acupunctura, ao uso de Fitoterapia e outras técnicas de Medicina Chinesa, como Moxabustão e Termoterapia.

Sampad

Vaso de Concepção (VC)

 

Apresentemos-lhe 2 pontos de acupunctura usados para o tratamento desta patologia:

 

4 VC, também chamado de Guan Yuan, para os quadros de debilidade interna. Entre as suas funções, inclui-se o nutrir do sangue, tonificação dos Rins (Yin e Yang), nutrir da Essência, fortalece o Qi original (Yuan Qi) e fortalece os meridianos Ren Mai e Cheng Mai.

3 VC, designado de Zhong Jí, é o ponto mais recomendado em condições de excesso. Regula o útero, fortalece os Rins e assiste na função de transformação do Qi da Bexiga.

 

 

 

Fonte: Maciocia, Giovanni – Obstetrics and Gynecology inChinese Medicina, 2nd ed.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.